Veja os princípios básicos para ser um cabeleireiro ou barbeiro de sucesso
Começar um novo empreendimento é um grande desafio para todos, ainda mais quando suas habilidades são o pilar do negócio, mas o processo pode ser bem mais fácil seguindo alguns princípios básicos de gestão, abaixo confira 6 dicas para montar o seu primeiro salão e ter tudo para ser um profissional de sucesso.
Domine a técnica
A qualidade do seu trabalho deve ser a base para construir o seu salão, conquistar clientes e espaço, a qualidade não deve ser um diferencial, e sim o seu propósito. Caso esteja começando, procure especializações, treine até conquistar confiança com técnicas diferentes e principalmente finalizações e processos químicos.
Defina o seu público
Por muito tempo as mulheres eram maioria predominante neste espaço, mas cada dia mais os homens buscam cuidar dos seus cabelos e principalmente da barba, além de um grande crescimento em atendimentos infantis especializados. Leve tudo isso em conta na hora de limitar (ou não) o seu público.
Tenha uma boa localização
A escolha da localização do seu espaço de trabalho deve levar em consideração a necessidade dos seus clientes e a sua própria divisão de espaço. Se pergunte: existe facilidade para estacionar? Como é o fluxo de pessoas? É uma área residencial ou comercial? Tenho espaço para fazer uma recepção, lavatório, colocar armários? Verificar sempre a parte elétrica, hidráulica e de ventilação, não se esqueça das tomadas.
Controle os seus custos
Para montar o seu espaço de beleza, os custos de todos os processos devem estar bem claros para evitar surpresas durante o caminho e acabar se tornando uma experiência frustrante. Coloque no papel os produtos iniciais que vai precisar, as adequações necessárias para abrir o seu espaço e os móveis que pretende ter.
Lembre sempre das despesas fixas, que existem mesmo que você não faça nenhum atendimento (aluguel, energia, água, IPTU, MEI e internet), além das despesas variáveis (descartáveis e material de limpeza).
Calcule quanto precisa faturar para pagar as despesas fixa + despesas variáveis + salário desejado. Divida o total por dias trabalhados para se ter o valor necessário de faturamento diário.
Divulgue o seu trabalho
O seu trabalho precisa ser reconhecido, por isso mantenha um perfil ativo nas redes sociais, faça promoções, converse com seus potenciais clientes e não os perca de vista. O controle e cadastro de clientes é muito importante para manter essa relação, sempre forme um registro com nome, data de nascimento e telefone do seu cliente.
Seja empreendedor
A partir desse momento você não é apenas o cabeleireiro ou barbeiro, você é também um empresário, prepare-se para isso, atualize-se sempre, busque conhecimento em todas as áreas, técnica, marketing, administrativa.