Confira como esse processo acontece e como evitar ou resolver
Foi tomar um banho de piscina e acabou com o cabelo verde? Não se preocupe, existe uma explicação e algumas formas de evitar esse problema, além disso, se já ficou verde, veja como resolver.
Ao contrário do que é muito dito, não é o cloro e sim o sulfato de cobre, presente nos produtos para evitar as algas na água que podem esverdear o cabelo. O cobre está presente também nos equipamentos da piscina como o trocador de calor, quando esse cobre entra em contato com a água ele pode aderir aos cabelos claros.
Quimicamente falando o cabelo fica esverdeado porque os cabelos clareados apresentam fundo de clareamento amarelo e o cobre possui pigmentação azul e a soma dos dois será verde.
Como evitar que isso aconteça?
Dica 1
Não entre na piscina nos primeiros 15 dias após a descoloração.
Dica 2
Molhe o cabelo na ducha para preencher com água as lacunas presentes no cabelo para evitar que os pigmentos do cobre penetrem nos cabelos: retire o excesso da água e aplique um leaven com FPS, (filtro de proteção solar).
Quando sair da piscina enxague os cabelos na ducha novamente, em casa usar um shampoo anti-resíduo na primeira lavada, aplicar uma máscara de tratamento (hidratação ou nutrição) e depois condicione.
E se o meu cabelo já esverdeou?
Dica 1
Lave os cabelos com shampoo anti-resíduo, deixe agir por 5 min, enxague, aplique leite morno para restabelecer o pH, deixe agir por 30 min e depois enxague e condicione.
Dica 2
Misture 2 colheres de vinagre de maçã em 1 litro de água, aplique nos cabelos, deixe agir alguns minutos, enxague e condicione.